top of page

Assentados do MST devem colher 14 mil toneladas de arroz agroecológico no RS

  • Foto do escritor: Dejair De Castro
    Dejair De Castro
  • 21 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de mar.

Foto: Brasil de Fato/MST- Divulgação
Foto: Brasil de Fato/MST- Divulgação

Com previsão de colher 14 mil toneladas, Viamão celebrou nesta quinta-feira, a 22ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico. A data coincidiu com a comemoração do Dia Mundial da Agricultura. O volume do cereal representa 280 mil sacas, provenientes de uma área total de 2.850 hectares, sendo 800 hectares com potencial de conversão das práticas convencionais para métodos mais naturais. O ato oficial foi realizado no Assentamento Filhos de Sepé pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Rio Grande do Sul.


Lara acrescenta que o grão produzido pelos assentamentos do MST é acessível e está inserido no projeto de reforma agrária popular de fornecer alimentos saudáveis para o povo brasileiro. “Hoje estamos celebrando com uma grande festa, pois é uma cultura camponesa a comemoração das colheitas”, destacou a dirigente. Lara recorda que as áreas de arroz foram duramente atingidas pelos diversos episódios de enchentes no Rio Grande do Sul que resultaram em perdas em 2023 e 2024. Viamão integra a região Metropolitana de Porto Alegre que foi severamente atingida pela catástrofe climática no ano passado.


Conforme divulgado pelo MST, atualmente, 290 famílias assentadas cultivam arroz orgânico no Rio Grande do Sul. A produção é realizada em sete municípios. Contando Viamão, são eles: Nova Santa Rita, Eldorado do Sul, Charqueadas, Guaíba, Tapes e São Gabriel.


O ato oficial da 22ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico contou com a presença de autoridades e representantes do governo federal, parlamentares e convidados. A programação incluiu a Feira da reforma Agrária, com bancas das cooperativas da produção dos assentamentos; e o Festival por Terra, Arte e Pão, com apresentações de músicos.









Fonte: Correio do Povo

Yorumlar


A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73

Expediente.jpg
bottom of page