top of page

Inicia prazo para Declaração do Imposto de Renda

  • Foto do escritor: Dejair De Castro
    Dejair De Castro
  • 17 de mar.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 20 de mar.

Foto: Joédson Alves\Agência Brasil
Foto: Joédson Alves\Agência Brasil

O envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025 começa nesta segunda-feira. O prazo final é dia 30 de maio.


A declaração pré-preenchida começa a ser implementada nesta segunda e deve ser concluída no dia primeiro de abril.


Quem recebeu até dois salários mínimos no ano passado está isento da declaração, exceto se entrar em um dos critérios de obrigatoriedade: rendimentos acima de 33 mil e 888 reais no ano ou receita bruta da atividade rural superior a 169 mil e 440 reais.


O contribuinte pode declarar por meio do tradicional programa do imposto de renda, disponível para download no site da Receita. Outra opção é o sistema online “Meu Imposto de Renda”, para celulares e tablets, que será liberado no dia 1º de abril.

Quem perder o prazo vai levar multa que varia de 165 reais e 74 centavos e a 20% do imposto sobre a renda devido.


As restituições, de quem tiver direito, vão ser pagas em cinco lotes a partir de maio. O último pagamento vai acontecer em setembro.


A Receita Federal espera receber neste ano 46 milhões e duzentas mil declarações. Três milhões a mais que no ano passado.






Fonte: Agência Brasil

Comentários


A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73

Expediente.jpg
bottom of page