Leite admite candidatura ao Senado em 2026 e lança vice ao governo do RS
- Dejair De Castro
- há 11 horas
- 1 min de leitura

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), sinalizou que poderá disputar uma vaga no Senado Federal em 2026, caso sua pré-candidatura à Presidência da República não avance. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa no Fórum da Liberdade, evento realizado na PUCRS, em Porto Alegre.
– Não é descartado para mim uma eventual candidatura ao Senado. É uma das formas de contribuição com o RS e com o Brasil. Mas essa decisão vai ficar mais para frente –, afirmou Leite, que também reforçou estar avaliando o cenário presidencial.
Ao lado do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Leite participou do painel “Qual é o Futuro do Brasil?”, no qual defendeu a formação de uma coalizão de centro e direita para enfrentar o governo federal nas eleições de 2026. O tucano reafirmou seu alinhamento com nomes como Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado e Ratinho Júnior.
PSDB pode passar por fusão em abril
Questionado sobre o futuro do PSDB, partido que preside no Estado, Leite revelou que a sigla negocia possíveis fusões com o Republicanos, Podemos e Solidariedade. Ele aguarda uma definição até o fim de abril para decidir se permanecerá na legenda.
Gabriel Souza é o nome de Leite para o governo do RS
Em um gesto claro de sucessão política, Leite lançou oficialmente o nome do atual vice-governador Gabriel Souza como seu pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul em 2026. O anúncio marca o início da articulação tucana para a disputa estadual com o fim do segundo mandato de Leite se aproximando.
Fonte: Agro no Vale
Comments