Palmitinho pode decretar situação de emergência devido à estiagem
- Dejair De Castro
- 22 de mar.
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de mar.

A estiagem que atingi o Rio Grande do Sul desde o início do ano tem causado prejuízos significativos também em Palmitinho, afetando diretamente as principais atividades agropecuárias do município.
Entre as atividades que mais sofrem com os efeitos estão à suinocultura, principal base econômica do setor rural, além da produção leiteira e das culturas de milho e soja.
De acordo com levantamento técnico realizado pela Emater do Municcípio, as perdas nas propriedades rurais do município já somam aproximadamente R$ 8 milhões. Além disso, mais de 50 famílias estão sendo atendidas diariamente pela Defesa Civil, em conjunto com a Secretaria Municipal da Agricultura, com quantidade suficiente de água potável e também para consumo animal.
Com a redução drástica dos volumes de chuva, o solo permanece seco e os reservatórios se encontram em níveis críticos, dificultando o acesso à água e prejudicando a alimentação dos animais. Esse cenário tem elevado os custos de produção, gerando preocupação entre os agricultores e pecuaristas locais.
Conforme a Prefeitura Municipal, até o momento, o município já investiu cerca de R$ 300 mil exclusivamente em ações de abastecimento de água para atender às famílias afetadas. Equipes da Administração Municipal estão realizando o levantamento completo dos danos com o objetivo de formalizar a decretação de Situação de Emergência.
Fonte: Cultura FM
Comments